Rhodiola rosea: Benefícios da erva e como tomar

Alimentação
Nathália Lopes
13 de maio, 2020

A rhodiola rosea, também chamada de raiz de ouro, raiz dourada e raiz do ártico, é uma planta all-natural do hemisfério Norte. Usada na medicina tradicional chinesa, sua ação calmante é a que mais chama a atenção. Mas, seus benefícios vão muito além disso.

Ainda, ela não é cultivada: é encontrada em matas selvagens em altas altitudes. Além disso, é considerada como uma das ervas denominadas “adaptogênicas”. Por isso, é capaz de aumentar a resistência fileísica, reduzir os efeitos do estresse e melhorar o funcionamento cerebral.
Benefícios da rhodiola rosea
Melhora o humor

Muito usado no tratamento de distúrbios de humor, a rhodiola rosea é benéfica para quem sofre de ansiedade e depressão. Suas propriedades calmantes aliviam as variações de humor e seus efeitos colaterais. Em um estudo recente, cientistas austríacos demonstraram que a rhodiola também pode ser usada diariamente para o tratamento da síndrome de Burnout.

Leia mais: Como o burnout pode afetar a saúde
Energiza o corpo

A erva combate a fadiga, rendendo energia para o corpo. Portanto, suas propriedades ajudam na capacidade de concentração (energia psychological) e também promovem melhor desempenho em atividades físicas, como compravado em um estudo realizado no Centro Universitário Fametro (UNIFAMETRO), no Ceará. Ainda, é excelente para a memória e melhora a qualidade do sono, combatendo a fadiga psychological e fileísica.

Leia mais: now foods rhodiola As melhores ervas para a saúde do cérebro
Fortalece a imunidade

Não só, suas propriedades potentes beneficiam também o sistema imunológico. Basicamente, devido ao seu poder anti-inflamatório (a erva é rica em antioxidantes), a rhodiola rosea fortalece a imunidade. Dessa forma, protege o organismo da gripe, de resfriados e de inflamações diversas.
Controla o nível de açúauto no sangue

A planta atua para controlar o nível de açúvehicle no sangue. Dessa forma, ajuda a prevenir a diabetic issues tipo 2, além de dificultar o acúmulo de tecido adiposo no corpo, ou seja, o ganho de gordura.
É um anti-idade pure

Ainda, segundo um estudo realizado na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, a raiz de ouro é naturalmente anti-idade, ou seja, previne o envelhecimento precoce, o qual é decorrente do estresse oxidativo causado pelos radicais livres presentes no organismo. Por ser anti-inflamatória, a planta combate sua ação no corpo.
Como usar a rhodiola rosea

Chá;
Tintura;
Cápsulas de suplementação.

Chá de rhodiola rosea
Chá de rhodiola rosea

Leia também: Temperos e ervas mais saudáveis para ter em casa
Possíveis feitos colaterais da rhodiola rosea

Ressecamento da pele e da boca;
Constipação;
Desidratação do cabelo.

Além beneficios de la rhodiola disso, a planta não deve ser utilizada por crianças, gestantes, mulheres em fase de amamentação ou pacientes com alergia a qualquer um dos componentes da erva.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *